Home Office, sua empresa está preparada?

Home Office, sua empresa está preparada?

Uma das dificuldades nas empresas que se veem diante da transformação digital é o modelo engessado de operação e o Home office pode ser uma ferramenta para ajudar nesse processo e se tornar uma estratégia empresarial. No Brasil, a prática ainda é recente, mas apresenta tendência de crescimento.

O benefício imediato do home office é que as empresas passam a adotar ferramentas de trabalho na nuvem, além de trazer novos desafios de gestão de pessoas, a necessidade da adaptação das leis trabalhistas e a mudança de cultura que a empresa precisa passar para ter certeza que os projetos serão realizados com eficácia.

Vantagens do Home Office: flexibilidade no horário de trabalho, comodidade, qualidade de vida, economia, conforto.

Desvantagens do Home Office: Mais difícil controlar o desempenho diário, distrações em casa como TV, lanchinhos, familiares, videogame; ambiente mobiliário adequado para o trabalho (internet, iluminação, privacidade, equipamentos etc). Falta de contato com interação com outros funcionários pode afetar a qualidade profissional. 

O trabalho remoto é sem dúvida um programa que melhora o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, sem falar na melhora do trânsito (muitas pessoas deixam de se locomover no horário de rush) é importante ter uma política de home office bem definida, ter regras, treinamentos e confiança para que dê tudo certo na hora de iniciar a sua equipe nessa nova cultura.

Home office impulsionado pelo Coronavírus já que muitas empresas estão se vendo obrigadas a adotar medidas internas em razão da epidemia de coronavírus. Empresas com Google, Facebook, Nestlé, Mastercard recomendaram o trabalho de casa para seus funcionários que estiveram em áreas consideradas de risco e que cancelem viagens marcadas a trabalho.

Marcas são afetadas pelo coronavírus, muitos eventos pelo mundo estão sendo cancelados para evitar aglomerações, assim como eventos esportivos. Se quiser ficar atualizado quanto a isto acompanhe esse site que está monitorando o que vem sendo cancelado por aí.

Parece fake news mas não é, a Cervejaria Corona Extra com nome similar ao coronavírus foi atingida pela crise mundial em cheio. Mesmo não tendo nada relacionado com o vírus, estudos divulgados pela CNN mostram que a marca sofreu uma queda nas vendas desde as primeiras notícias do vírus e que 38% dos norte-americanos não pensam em comprar a cerveja no momento devido à epidemia. E os memes se espalham e a decisão da cerveja Corona Extra, por enquanto, parece adequada,  de não reagir e ficar silenciosa. Até quando? 

Enquanto isso alguns vendem lenços…E como muita indicação para ficar em casa, seja por motivo de home office ou por escola e e eventos cancelados, empresas do segmento de produtos de limpeza, serviços de streaming e até plataformas de conferências virtuais estão com suas marcas e vendas em alta. 

Cuidado com as fake news. Lavem as mãos. Até a próxima!

Compartilhe