Por que você viaja?

Carnaval explodindo por todo o país e malas prontas para curtir uma viagem, seja para pular o carnaval, seja para descansar. E o perfil perrengue chique está aí para mostrar para todo mundo as dificuldades que muitos turistas vão encontrar em locais superlotados e com paisagens que serão deixadas de ser contempladas em nome de registrar em celulares e câmeras a presença no local, porém sem ser dar o direito de viver uma experiência ali. 

As pessoas superlotam os mesmos pontos turísticos pelo mundo em busca da mesma foto viralizada nos Instagram, ferramenta que virou referência em guias de viagens. Há uma foto perfeita, de um destino perfeito e vislumbra-se uma viagem perfeita. O que não se vê são os possíveis problemas pelo excesso de pessoas, as filas enormes para tirar a tal foto perfeita que geram viagens frustrantes, pois a expectativa está muito além da realidade. O Instagram, guia de viagens, não entrega o que promete. Espera-se em cada destino um post do instagram e não uma vivência. E nem vou falar das pessoas que se colocam em risco para tirar fotos perfeitas.

Viajar não é fácil, é preciso planejamento e plano de ação. Saber fazer mala, pesquisar opções de lazer, comprar ingressos com descontos. Por isso tanto dizem que a preparação da viagem é melhor que a viagem em si, não concordo. Preparar a viagem pode ser ótima, mas os dias em viagens, conhecer outras culturas deve e pode ser a melhor parte ou quase tão boa quanto recordar esses momentos.

Talvez saber viajar seja um processo de aprendizagem e uma forma de aprender a viajar seja turistar na cidade que mora. É muito comum ouvir de moradores locais que não conhecem pontos turísticos de suas cidades. Eu mesma, carioca, por um bom tempo, só ia ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar quando minha família recebia os parentes de outros estados. Isso durou até quase os 30 anos de idade. A partir de então, passei a turistar pelo Rio. E valeu muito a pena, que cidade maravilhosa e cheia de problemas operacionais.

E você viaja para quê? Para viver as experiências naquele local, para conviver e compartilhar experiências com amigos, para se dar o direito ao imprevisto, para aprender e compreender que nem tudo vai dar certo, para visitar locais e tirar fotos que não é comum no seu ciclo de amizade, para trazer de volta mais recordações positivas que curtidas. Para ter uma experiência única, sem filtro, sem cortes, sem falsas expectativas. Viajar para ir além.

Fazer viagens é algo que pode-se aproveitar e compartilhar com os avanços das tecnologias, mas é você que poderá construir valor através de criatividade e autenticidade na sua maneira de viajar, ao se diferenciar de todas as outras pessoas que buscam sempre o caminho já trilhado e superlotado.

E como carioca vou aproveitar os próximos dias no Rio. Vou em busca de descanso, sombra e chopp gelado, já que água fresca não tem… Obrigada pela leitura e aproveite os dias da melhor forma possível para você!

 

Compartilhe