Em 50 anos como será a vida digital?

Em 50 anos como será a vida digital?

Em outubro do ano passado a pergunta “Pense nos próximos 50 anos. Onde a internet e a vida digital estarão daqui a meio século?” foi feita pelo Pew Research Center e o Imagining the Internet Center, da Universidade Elon como parte do projeto de celebração dos 50 anos da Internet. O estudo, que não tem base científica, deu como resultado que para um grupo de 530 profissionais ligados a tecnologia e inovação que 72% acreditam em mudança para melhor, 25% dizem que a coisa vai ficar pior e 3% acham que vai ficar no mesmo. Segundo o estudo a vida digital vai continuar a ser o que fizermos dela e de como manteremos nossa parceria com a tecnologia. Ou o estado de vigilância, a desigualdade digital, social e econômica e a completa falta de privacidade pessoal vão prevalecer.

E será que em 2070 essa transformação terá se realizado e terá deixado de ser um núcleo de inovação nas empresas para se tornar um item fundamental dentro da empresa, em todos os departamentos como a energia elétrica?

Mas até chegarmos nesse ponto a transformação digital que é um projeto, de médio a longo prazo, reavalia o modelo de negócio de uma organização e suas práticas, e por isso é muito mais sobre pessoas que tecnologia. Aqui destacamos três pontos impulsionadores:

Experiência do cliente
O cliente nunca esteve tão exigente sobre um produto ou serviço e com a consciência da necessidade dos mesmos. E cabe às organizações conhecer profundamente as necessidade do seu cliente.

Processos operacionais
Ao saber o que o seu cliente precisa, é mais fácil levantar os processos operacionais, com o intuito de detectar quais tarefas precisam ser automatizadas, simplificadas, transformadas ou até mesmo recicladas, além de ser possível substituir ou redefinir os processos.

Modelos de negócio
É provável que toda a inteligência de negócios existente nas empresas sejam alteradas, a função básica será criar e entregar valor para os clientes.

Portanto toda essa mudança refletirá diretamente na cultura da empresa e se falamos de cultura interna a transformação digital é por consequência muito mais sobre pessoas que tecnologia.

 

Compartilhe