Creative Commons

Você conhece o Creative Commons? É uma licença para compartilhamento de conteúdo na web, sem permissão, sem intermediários. Essa licença presente em mais de 40 países e no Brasil é regulamentada pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

E foi criada respeitando a legislação atual, portanto, o uso da licença Creative Commons não desrespeita o direito autoral, a lei, você não desrespeita a obra de um escritor, por exemplo.

Você pode colocar a sua obrar em licença Creative Commons e isso significa que ao entrar num  site e ver o símbolo do Creative Commons a pessoa pode compartilhar esse conteúdo. E a licença tem diversos níveis, que é o compartilhamento com crédito e link ao conteúdo original até a permissão de remixagem e comercialização. Você precisa conhecer essas variações e respeitar isso ao compartilhar.

Se o site não tem esse símbolo não copiei o conteúdo desse site, respeito o direito autoral. Você pode, e deve, entrar em contato com os responsáveis pelo site e pedir permissão para a cópia, compartilhamento, e somente com a permissão em mãos você pode publicar o conteúdo em seu site, e faça isso dando crédito ao autor e link para o conteúdo original.

Na web respeite o conteúdo alheio e observe se sites tem o selo Creative Commons, muitas discussões na web seriam evitadas com essa atitude.

 

Compartilhe