Entender Marketing para entender o que é Marketing Digital

Entender Marketing para entender o que é Marketing Digital

Aprender Marketing é importante para entendermos o que é Marketing Digital. Um dos principais pensadores da área de negócios e referência mundial em marketing, Phillip Kotler, explica que marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, “supra necessidades lucrativamente”.

O marketing ocorre quando uma das partes num relacionamento de troca procura atender as necessidades e desejos da outra parte. E para atingir esse objetivo, é preciso compreender o público-alvo que se destina o produto a ser comercializado. Então, podemos entender marketing como a forma de captação, manutenção e fidelização de clientes através de uma mensagem de comunicação.

E para chegarmos ao marketing digital, vamos compreender a evolução do marketing. Ainda citando Kotler, o marketing evolui desde o seu advento na revolução industrial, que tinha como princípio básico o desenvolvimento de um produto para venda num relacionamento um-a-um. O que isso significa?

As empresas estavam voltadas para um marketing de produto, em que as características desse produto eram relevantes e valorizadas para atender as necessidades do consumidor e com uma comunicação direta, abordando o produto e reforçando sua importância e criando desejo de possuir aquele produto.

A evolução do marketing continua e passamos a chamar de marketing 2.0 com a popularidade das tecnologias da informação. O consumidor passa a ficar mais exigente e a escolher produtos não mais por suas características, mas pelo valor a ele agregado. As empresas desenvolvem um marketing voltado para o consumidor, se posicionam no mercado com determinados perfis, como empresa inovadora, com produtos confiáveis, atendimento ágil e diversos outros. Neste momento, as empresas buscam diferenciais para atrair e fidelizar o cliente.

E chegamos no Marketing 3.0 com a massificação da tecnologia e com um consumidor informado, questionador e participativo, está disposto a colaborar por um consumo consciente e responsável. O consumidor não quer mais apenas comprar por comprar, quer ver seus valores pessoais presentes nos produtos que consome. Surgem campanhas contra produtos que usam trabalho escravo, infantil ou que prejudicam o meio ambiente. As campanhas de marketing se voltam para transmitir valores, preocupação com causas específicas, bem-estar social e por um mundo melhor. A voz do consumidor ganha força, a opinião de seus pares é relevante para consumir determinado produto.

E o Marketing Digital? Você deve estar se perguntando…

O Marketing Digital é uma segmentação do Marketing, assim como chamamos de marketing esportivo, marketing de relacionamento, e tantas outras formas de segmentar o marketing. É preciso entender que Marketing é Marketing, não há marketing disso ou daquilo. Contraditório? Não, apenas um uso didático (e comercial) para você entender o que é Marketing e usar os conceitos dentro de seu objetivo específico, mas a base do conceito está no Marketing: objetivo, público-alvo, posicionamento de marca e muito mais.

O Marketing Digital é um conjunto de ações e técnicas aplicadas no ambiente digital com o objetivo de promover produtos, serviços e marcas. E assim como no marketing, deve ser levado em consideração o público-alvo, posicionamento, marca, preço e saber onde encontrar seu cliente.

Veja que apesar de usar os conceitos do marketing é preciso relacionar com o ambiente digital, e este ainda está em formação e em evolução. E isso atinge diretamente as empresas que precisam se adaptar às novas formas de ações dos consumidores. O que a Internet fez foi simplesmente mudar a forma como empresas e consumidores se relacionam, e hoje, o seu cliente tem mais poder, mais força, mais opções de escolha.

Com a massificação do acesso a internet no Brasil e no mundo, todos nós temos mais opções de escolha, temos acesso fácil e rápido a resposta de nossa pesquisa, a opinião de um amigo sobre um serviço ou produtos pelas redes sociais. Sabemos qual empresa está mais perto de nós geograficamente e qual delas tem mais reclamações e seu poder de resposta a uma crise. Essa nova dinâmica ainda não é totalmente aceita e compreendida por empresários, que muitas vezes enxergam a web como um ambiente sem ordem e processos.

O Marketing Digital é o resultado de ações que coloca todo esse universo da web num processo mais fácil de compreender. E para alcançar esse objetivo é preciso de duas palavras fundamentais: estratégia e conteúdo. Com uma produção de conteúdo relevante você permite que este material seja encontrado por diversas pessoas através de pesquisas no buscador e com produção regular e qualidade no conteúdo produzido, sua marca pode se tornar uma referência no segmento.

 

E você só consegue definir uma estratégia de marketing e definir o tipo de conteúdo a ser produzido se compreender o ambiente onde seus clientes se encontram.

A vantagem do marketing digital é a acessibilidade para pequenas e médias empresas já que é bem mais barato promover produtos e serviços no ambiente digital que nos meios tradicionais como TV, rádio e mídia impressa. Além de ser mais barato é essencial que as empresas estabeleçam uma nova forma de relacionamento com seus clientes, mais próxima através das redes sociais. É o que chamamos de presença digital com o objetivo de fidelizar e atrair novos clientes.

Você conhece os hábitos de navegação do seu consumidor quando ele está online? O seu cliente é do tipo leva o mundo no bolso e com um clique compra na loja ao lado de casa e com outro navega por museus italianos e lê jornais alemães. O seu consumidor é esse?

Ou o seu consumidor usa o Google para fazer perguntas (seja educado) mas compra na loja mais próxima de casa. Vê a opinião dos amigos no Instagram sobre a nova loja online de sapatos, e vai ao shopping comprar.

Marketing Digital é entender quem é o seu consumidor na web, por onde ele navega, como atrair esse consumidor para seu site, como se comunicar com ele na web e como vender para ele e manter esse consumidor fiel.

Para alcançar o público-alvo correto, é preciso estabelecer uma segmentação eficaz, de nada adianta tentar se comunicar com todo mundo se estas pessoas não estão dentro do perfil estabelecido, você vai desperdiçar tempo e energia e se frustrará não alcançando seu objetivo.

Aprender marketing, se atualizar sobre as ferramentas de marketing digital é um processo contínuo por causa do comportamento do consumidor e novos ambientes digitais que surgem com o passar do tempo. Fique atento às tendências e às jornadas do consumidor já estabelecidas. Enfim, fique de olho no seu cliente.

Compartilhe