E-mail marketing não é spam

E-mail marketing não é spam

O e-mail marketing é uma forma de divulgação barata se compararmos a outras formas de promoção. Mas, há ainda muita dúvida se é uma ferramenta importante na estratégia de divulgação de um serviço por causa da quantidade de SPAM que recebemos diariamente. E muitos gestores de sites abrem mão de usar o e-mail marketing de forma estratégica com medo de estarem praticando SPAM. Mas, vamos entender a diferença entre SPAM e uma boa estratégia de envio de e-mail marketing.

Em primeiro lugar o SPAM não tem como objetivo fidelizar o cliente, pois são enviados sem nenhum planejamento e normalmente para uma base de e-mail diversificada, sem qualificação, muitas vezes a pessoa usou uma lista comprada em que há uma quantidade de e-mails porém sem saber se quer se são válidos.

Lembremos que o SPAM são mensagens indesejadas que recebemos em nossa caixa de mensagens que chegam a toda hora, praticamente todos os dias. E mensagens do estilo SPAM não tem a opção de descadastramento. Só isso já faz muita diferença.

Já o e-mail marketing tem como principal característica o fato dele ser direcionado especificamente para as pessoas que fazem parte do público-alvo de uma campanha. Mas, esta é apenas um entre os diferenciais, ainda podemos citar: baixo custo, personalização, monitoramento.

Uma boa estratégia de e-mail marketing tem uma periodicidade clara, podendo ser de uma a duas vezes por semana dependendo do produto ou serviço. Pode parecer pouco, mas o objetivo é deixar o cliente ciente de suas informações e lembrá-lo de sua marca. Assim, com poucos envios você alcança seu objetivo sem se tornar desagradável. Esta é uma estratégia mais respeitosa, e faz com que seu público se interesse de forma natural por sua empresa.

Há muitas empresas que se utilizam do e-mail marketing de forma séria, de forma estratégica, de forma planejada. E o cliente recebe a mensagem por vontade própria em fazer parte daquele grupo específico. E sabe, o cliente, que pode a qualquer momento passar a considerar inconveniente o recebimento de tais mensagens, que ele tem a sua disposição a possibilidade do descadastro. Esse link que permite o usuário a sair da lista precisa estar visível no fim de todos os e-mails enviados.

Portanto, e-mail marketing deve fazer parte de sua campanha de promoção, desde que seja clara, transparente e respeitosa.

Conheça algumas ferramentas de e-mail marketing:

Ferramentas Pagas:

  • – E- Goi
  • – EasyMailing Dinamize
  • – E-mail marketing LocaWeb
  • – UolHost e-mail Marketing
  • – Carteiro Express

Ferramentas Gratuitas com limite de endereços:

  • – MailChimp
  • – PhPList

 

Compartilhe