Livros e o mercado de luxo

Livros e o mercado de luxo

O preço de um livro pode variar por diversos motivos e vão desde o fácil acesso a eles até pela exclusividade passando pelo material utilizado em sua produção, a qualidade do papel, se tem imagens, se é de capa dura e por isso hoje me chamou a atenção uma matéria de dezembro passado, sobre o valor de um livro que está a venda por 1 milhão de dólares.

O livro The Official Formula 1 Opus da editora de livros de luxo Opus Media. Segundo matéria da AutoViva, o livro pesa 35 kg e conta com 850 páginas e 1200 fotos, ainda segundo o site a Opus informa que cerca de metade das fotografias nunca foram publicadas em qualquer outro lugar. E o comprador poderá assistir a todas as etapas de corrida da Fórmula-1 neste ano de 2014. Ainda acho um preço caro por um livro!

Sei que há mercado para isso, mas para mim é muito absurdo. Quem pode se valer de 1 milhão de dólares? Por que não doa para instituições sociais, investe de forma comercial que vá gerar emprego, fazer o dinheiro circular. E não para uma empresa que vendeu 6 exemplares a esse preço e que já fez outros 4 ou 5 produtos similares, os tais livros do mercado de luxo.

O mercado de luxo é promissor, está em crescimento em todo mundo, mesmo com as recentes crises e até por isso, cada vez mais exclusivo e oferece a seus clientes o diferencial de ser um dos poucos proprietários de um produto caro. Isso me faz lembrar o “eu tenho, você não tem, eu tenho, você não tem!”

No Brasil, com o crescimento econômico do pais, esse mercado também se desenvolve e segundo matéria da Exame o mercado de luxo quase triplicou nos últimos três anos. Para quem quer se aprofundar no tema há o livro “O Mercado de Luxo no Brasil” lançado em 2012 por Claudio Diniz um especialista na área e a página no Facebook com postagens recentes com o objetivo de acompanhar tendências e oportunidades visando os eventos internacionais que vão ter no país. E para quem quer acompanhar o que acontece no mercado de luxo no Brasil a sugestão é o site Web Luxo e entrar nesse mercado profissionalmente tem o Curso de Gestão de Mercado de Luxo.

É um mundo realmente que não faz parte do meu por total falta de afinidade, não só por falta de grana. Meu interesse está mais voltado para a colaboração, o compartilhamento com muitos e por isso gosto tanto das possibilidades oferecidas pela web que foi uma das responsáveis pela queda de preço de muitos produtos ao facilitar o acesso a produção de conteúdo.

Compartilhe