Por que usar o Twitter?

Por que usar o Twitter?

Sempre que encontro amigos que não tem twitter fico surpresa com o fato de ignorarem esse ambiente social que para mim é fonte de informação diária. Muitos assim dizem: “não consigo entender qual a graça de ficar dizendo o que estou fazendo”. Sem dúvida o twitter ficou famoso por esta pergunta “what are you doing?”

Com apenas 5 anos de existência (leia sobre aqui) o ambiente mudou, as pessoas deram outro valor a rede. Tanto que a frase inicial é “The best way to discover what’s new in your world” ( “O melhor jeito de descobrir o que é novo em seu mundo“). E quando você acessa a rede a pergunta é “O que está acontecendo?”.

Confesso que “curto” muito mais o Twitter que o Facebook. Alguém no twitter disse (desculpa, não lembro mais o @): “Facebook é shopping e twitter é praia”.  No Facebook, você tá “protegido” por um esquema de segurança, no twitter você tá na rua, as coisas acontecem, os fatos repercutem. Isso apesar do twitter ter cerca de 200 milhões de usuários no mundo, e o Facebook, bom vocês sabem, são mais de 500 milhões.

Acredito que um dos mérito do Twitter (não vou falar da parte tecnológica) foi o de agregar influenciadores de diversas áreas e tornar o acesso possível a essas pessoas. E não falo somente de celebridades artísticas, mas de pesquisadores, órgãos governamentais, empresas, políticos, jornalistas e pessoas comuns como eu e você.  A principal fonte de informação minha vem de profissionais que não estão na mídia, que conheci virtualmente aqui no twitter. O twitter assim possibilitou novas formas reputação diretamente relacionada com o comportamento da pessoa neste ambiente social.

Tudo bem, para quem está começando agora no Twitter é realmente estranho a sensação de estar falando sozinho; afinal você segue algumas pessoas, geralmente alguns amigos e não é seguido por ninguém. O Twitter é um trabalho a ser conquistado, aos poucos você vai conhecer outros arrobas, se identificar com alguns, deixar de seguir outros. Com conteúdo e regularidade você cria uma timeline, um grupo de pessoas a seguir de seu interesse.

Quer uma sugestão? Crie sua conta, e comece a seguir um amigo que tem twitter já algum tempo, siga um profissional da sua área, e veja quem essas pessoas seguem. Quem são relevantes para elas. Então, siga esses perfis. E produza conteúdo mesmo para poucas pessoas, valorize quem quer trocar informação com você. Siga e se não gostar, pare de seguir. Procure outra pessoa. Até que um dia você se dará conta que tem um grupo interessante. E não mais ficará preocupado pela quantidade e sim pela qualidade das pessoas que pode trocar informação.

Um dos motivos de não praticar o #FF é que adoro minha timeline!

Segue um pequeno glossário sobre o twitter:
Qual o seu @? pois é assim que as pessoas são identificadas no twitter. Eu sou @patriciacanarim;
Bio: espaço para você colocar seu perfil;
Timeline (TL): a lista de cronológica de postagens de seus seguidores;
Follow- seguir um perfil;
Unfollow – para de seguir;
Direct Messages (DM) – envio de mensagens privadas entre os usuários;
Reply: retorno ou responder publicamente a um outro perfil;
Retweet: Repetir, compartilhar um post de outra pessoa com os seus seguidores;
Mentions: quando você é citado por outra pessoal, mesmo que você não a siga.
Favorite: guardar nos favoritos os post preferidos;
Listas: você pode criar lista com os seguidores que deseja por segmento, por exemplo: militantes | comunicadores | amigos | ignoram-o-bbb |twitteiros -em-bh;
Folowfriday #FF – indicação de arrobas as sextas-feiras, confesso que não pratico, e o que vejo é muita panelinha nessas indicações;
Cadeado – não gosto, não sigo perfis bloqueados, principalmente de empresas;

Hashtag: #prontofalei | #ficaadica | #fail | #egito | #forasarney | #calabocagalvao – >  facilita a pesquisa por temas. Quando um grande números de pessoas usam a mesma hashtag, esta pode virar um assunto popular e aparecer nos Trending Topic.

Ah! Tem a baleia, essa aí do lado, com passarinhos tentando carregar. Significa que você não consegue acessar o Twitter por problemas no sistema da rede. Problemas do Twitter, e o jeito é esperar. E torcer para não esbarrar muito com ela.

 

Ah! Esse texto é para quem quer usar o twitter de forma pessoal. Para o uso corporativo já uma outra história. Crie sua conta no Twitter.

Compartilhe