Personalizar o conteúdo para usuários iniciantes

Personalizar o conteúdo para usuários iniciantes

Personalizar conteúdo para usuários iniciantes é uma estratégia eficaz para atrair e engajar novos clientes. Ao entender as necessidades e interesses desses usuários, as empresas podem incluir de forma sutil a marca da empresa na mente desse usuário, o que ajuda a construir confiança e credibilidade e pode levar à conversão.

Os usuários iniciantes estão em fase de descoberta e em geral são mais tímidos e receosos em se mostrar e aventurar em novas plataformas digitais. Em geral, acessam as plataformas digitais mais populares do momento. Para atrair a atenção de usuários iniciantes produza conteúdo mais leves, mais fácil entendimento, conteúdo no formato de humor é uma excelente opção para captar a atenção deles.

Dados para personalizar o conteúdo

Para coletar dados para personalização e segmentação é preciso antes de mais nada um planejamento de conteúdo interligado com os objetivos de seu negócio. Se sua empresa quer personalizar conteúdo para atrair usuários iniciantes na web, sua marca precisa criar conteúdo de fácil assimilação, que não dificulte o acesso a esse usuário, por exemplo, nada de pedir cadastro para ver o conteúdo.

Para produzir conteúdo inteligente, uma estratégia avançada de marketing digital, vincule diversas ferramentas que juntas vão produzir dados e possibilitar análises detalhadas. Entre as ferramentas sua empresa pode usar o WordPress (CMS) vinculado a ferramentas como: de análise de dados como o Google Analytics 4, um gestor de relacionamento com o cliente (CRM) como o HubSpot CRM ou o RD Station CRM, de ferramentas de marketing de automação como a Rd Station ou a Salesforce Marketing Cloud, ferramentas de automação de e-mail marketing como RD Station Marketing ou a Mailchimp, de ferramentas de pesquisa de palavras-chave e SEO como a Google Search Console ou a SEMrush.

Jornada do Consumidor

Ao contrário da jornada do consumidor tradicional, aquela representada por um funil, atualmente a jornada do consumidor não é mais nada linear. E também é fundamental entender o comportamento de navegação na web desses usuários, e não apenas dados demográficos, as pessoas são muito complexas para serem reduzidas a idade, endereço e profissão.
Todo consumidor tem uma jornada de aprendizagem que pode variar conforme o objetivo de compra. Em geral, para comprar um carro no Brasil o consumidor em média leva de 3 a 6 meses pesquisando. Enquanto que para comprar pizza a pesquisa dura no máximo 30 minutos em média.

Comece com conteúdo simples, passe para conteúdos educativos, em seguida vá para conteúdo de qualificação e por fim conteúdo de confiança. Um usuário precisa ter em mente a sua marca, mas não necessariamente é um potencial consumidor naquele momento. A estratégia de marca estará alimentando esse usuário com conteúdo relevante para quando o consumo ser prioridade a marca seja lembrada e a compra, a conversão seja realizada com sucesso.

Personalizar o conteúdo e respeito à privacidade

Equilibrar personalização e privacidade para usuários iniciantes é antes de tudo ter conhecimento das regulamentações de privacidade de dados como a LGPD.

O conteúdo inteligente baseado em dados só será de fato inteligente e relevante se levar em conta o respeito aos usuários. Atualmente as ferramentas digitais já tem as próprias políticas de cibersegurança e de política de privacidade e tem sanções para os clientes em caso de mal uso das ferramentas, como uso de lista de emails compradas e sem autorização dos usuários.

O pior que pode acontecer a uma empresa com estratégia de marketing digital é ser marcada como uma empresa desrespeitosa das regulamentações de privacidade de dados.

Planejamento de marca e monitoramento

Por fim, para você personalizar o conteúdo antes você precisa ter um planejamento de marca e de monitoramento:

  • Estude o público-alvo: Quais são as dificuldades, necessidades e interesses dos usuários em cada etapa da jornada?
  • Divida o público-alvo em grupos com hábitos e necessidades semelhantes: Use dados para segmentar usuários. Divida os usuários em grupos com base em seus interesses e necessidades. Isso permitirá que você crie conteúdo relevante para cada grupo.
  • Colete dados: Use ferramentas como análise de dados, CRM e marketing de automação. Estude os hábitos de navegação, de consumos. Se for possível faça uma pesquisa de mercado.
  • Personalizar o conteúdo: Crie conteúdo que seja relevante para a etapa em que o usuário se encontra na jornada.
  • Privacidade dos usuários. Ao coletar e usar dados sobre os usuários, é importante respeitar sua privacidade.

Personalizar o conteúdo para usuários iniciantes é uma estratégia eficaz para atrair e engajar novos clientes, mas lembre-se, a estratégia para esse cliente deve evoluir, motivar o aprendizado do cliente para que haja a conexão emocional com a marca.

Personalizar o conteúdo é construir confiança e credibilidade e levar à conversão.
Estratégia de Marca e Conteúdo geram vendas.

Compartilhe