A personalização do Twitter

A personalização do Twitter

O Twitter é uma das ferramentas de marketing mais interessantes, se utilizada corretamente pode gerar bons resultados. A maneira mais tradicional de usar o Twitter é criando uma conta para sua empresa e postar conteúdo relacionado ao seu site e ao seu mercado de atuação. Sem dúvida algum uma forma correta, porém depois de anos de existência é necessário as empresas pensarem em formas alternativas para atrair e manter a atenção do público.

Uma maneira que tem sido usada por diversas empresas é a criação de perfis para os funcionários da empresa. A empresa seleciona os funcionários que acredita poderem fazer o papel de advogados da marca. Assim, com um perfil pessoal, porém mencionando na descrição a empresa em que trabalha, este profissional pode compartilhar de sua credibilidade na empresa com outros perfis no Twitter através do conteúdo produzido que poderá ser retuitado por amigos ou mesmo retuitando o conteúdo do perfil oficial da empresa. Esse relacionamento via perfis gera uma troca de credibilidade que pode ajudar a ampliar o seu alcance no Twitter e chegar a outras pessoas. É claro que é preciso ter atenção e cuidado com o conteúdo publicado, pois uma postagem negativa, por exemplo, casos de preconceito ou violência, podem refletir negativamente na marca da empresa.

Outra maneira muito positiva são os responsáveis pela empresa, proprietário ou diretores, terem um perfil pessoal no Twitter e utilizar de sua credibilidade junto ao seu mercado de atuação para divulgar a marca da empresa. Em geral, profissionais formadores de opinião contribuem com a divulgação e o fortalecimento de marcas. Mesmo quando o conteúdo não está diretamente relacionado a marca em questão, é possível que sua postagem seja bem recebida pela confiança que seu público seguidor deposita em sua pessoa.

São casos que os profissionais transferem para a marca a credibilidade e confiança que conquistaram no mercado de trabalho. Está claro que o Twitter é uma rede social que favorece o trabalho de profissionais e que valoriza a personalização. É comum vermos que formadores de opinião tem mais seguidores que os perfis corporativos. Isso ocorre pela identificação comum de valores e desejos.

Portanto, é hora de deixar de lado o medo de usar o Twitter e se aventurar a seguir pessoas que não conhece pessoalmente mas que podem oferecer conteúdo interessantes. Saia do seu grupo confortável de amigos e familiares do Facebook e vá conhecer novas pessoas e maneiras diferentes de pensar no Twitter. Depois de um tempo você estará mais a vontade e produzirá conteúdo contribuindo com a troca de informação que sustenta a rede e valoriza o conhecimento.

Esse fortalecimento de seu perfil contribuirá para que sua credibilidade reflita na marca da empresa em que trabalha. Parece um longo caminho, mas não é. E conhecer pessoas tão diferentes, às vezes que estão em outro país é tão interessante que eu arrisco a dizer que você pode adquirir um novo vício: o Twitter. Quanto melhor for sua dedicação ao Twitter melhor será para sua marca na rede social.

E o meu perfil no Twitter: @patriciacanarim

 

Compartilhe