Evolução do Marketing

a evolução do marketingO Marketing Digital é um conjunto de ações e técnicas aplicadas no ambiente digital com o objetivo de promover produtos, serviços e marcas. E assim como no marketing, deve ser levado em consideração o público-alvo, posicionamento, marca,  preço e saber onde encontrar seu cliente.

Veja que apesar de usar os conceitos do marketing é preciso relacionar com o ambiente digital, e este ainda está em formação e em evolução. E isso atinge diretamente as empresas que precisam se adaptar às novas formas de ações de consumidores. O que a Internet fez foi simplesmente mudar a forma como empresas e consumidores se relacionam, e hoje, o seu cliente tem mais poder, mais força, mais opções de escolha.

Com a massificação do acesso a internet no Brasil e no mundo, todos nós temos mais opções de escolha, temos acesso fácil e rápido a resposta de nossa pesquisa, a opinião de um amigo sobre um serviço ou produtos pelas redes sociais. Sabemos qual empresa está mais perto de nós geograficamente e qual delas tem mais reclamações e seu poder de resposta a uma crise. Essa nova dinâmica ainda não é totalmente aceita e compreendida por empresários, que muitas vezes enxergam a web como um ambiente sem ordem e processos.

O Marketing Digital é o resultado de ações que coloca todo esse universo da web num processo mais fácil de compreender. E para alcançar esse objetivo é preciso de duas palavras que são fundamentais: estratégia e conteúdo. E você só consegue definir uma estratégia de marketing e definir o tipo de conteúdo a ser produzido se compreender o ambiente onde seus clientes se encontram.

A vantagem do marketing digital é a acessibilidade para pequenas e médias empresas já que é bem mais barato promover produtos e serviços no ambiente digital que nos meios tradicionais como TV, rádio e mídia impressa. Além de ser mais barato é essencial que as empresas estabeleçam uma nova forma de relacionamento com seus clientes, mais próxima através das redes sociais. É o que chamamos de presença digital com o objetivo de fidelizar e atrair novos clientes.

Para alcançar o público-alvo correto, é preciso estabelecer uma segmentação eficaz, de nada adianta tentar se comunicar com todo mundo se estas pessoas não estão dentro do perfil estabelecido, você vai desperdiçar tempo e energia e se frustrará não alcançando seu objetivo.

Com o marketing digital, sua empresa pode ser referência para seu público, e você consegue isso com conteúdo. Com uma produção de conteúdo relevante você permite que este material seja encontrado por diversas pessoas através de pesquisas no buscador e com produção regular e qualidade no conteúdo produzido, sua marca pode se tornar uma referência no segmento.

Estar presente na internet não é somente ter um site, é preciso tornar sua presença digital viva, se relacionar com o público, promover sua marca e ser encontrado pelo público-alvo.

Vamos agora conhecer um pouco de cada área do marketing digital:

Plataforma → Site/Blog/LojaVirtual: você pode escolher trabalhar com um site com foco institucional, com sites com foco em produção de conteúdo, em sites com loja virtual. A escolha é uma decisão estratégica.

Search Engine Optimization (SEO) – um trabalho de otimização de sites resulta em 4 pontos: indexação, ranqueamento, visitantes, conversão.  A otimização busca posicionar seu site entre as primeiras posições do buscador para determinada palavra-chave e por consequência atrair público segmentado que poderão visitar seu site e realizar a ação desejada: compra, registro, contato telefônico;

Link Patrocinado: é uma forma de publicidade que visa promover sites com o uso de palavras-chaves que vão acionar um anúncio de texto ou gráfico que através de um link levará possíveis clientes para um site onde poderá realizar uma ação comercial;

Redes Sociais: ambiente de relacionamento e comunicação. A maior rede social é o Facebook;

E-mail marketing: forma de promoção do site através de e-mail com bom retorno, porém facilmente confundida por spam (mensagens indesejadas);

Produção de Conteúdo: é o conteúdo em diversos formatos (vídeo, texto, imagem, podcast, games e outros) que são utilizados para atrair clientes, compartilhar conhecimento e valorizar a marca da empresa.

Monitoramento: visa acompanhar os acessos ao site para verificar se as estratégias de marketing estão atraindo um público-alvo interessado na empresa. O monitoramento também deve ser realizado nas redes sociais para manter relacionamento com os clientes e evitar crises.

 

Texto originalmente publicado no site Nautilos Marketing Digital

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

WhatsApp