Marketing para aprender Marketing Digital

Aprender Marketing é importante para entendermos o que é Marketing Digital. Um dos principais pensadores da área de negócios e referência mundial em marketing, Phillip Kotler, explica que marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, “supra necessidades lucrativamente”.

O marketing ocorre quando uma das partes num relacionamento de troca procura atender as necessidades e desejos da outra parte. E para atingir esse objetivo, é preciso compreender o público-alvo que se destina o produto a ser comercializado. Então, podemos entender marketing como a forma de captação, manutenção e fidelização de clientes através de uma mensagem de comunicação.

E para chegarmos ao marketing digital, vamos compreender a evolução do marketing. Ainda citando Kotler, o marketing evolui desde o seu advento na revolução industrial, que tinha como princípio básico o desenvolvimento de um produto para venda num relacionamento um-a-um. O que isso significa?

As empresas estavam voltadas para um marketing de produto, em que as características desse produto eram relevantes e valorizadas para atender as necessidades do consumidor e com uma comunicação direta, abordando o produto e reforçando sua importância e criando desejo de possuir aquele produto.

A evolução do marketing continua e passamos a chamar de marketing 2.0 com a popularidade das tecnologias da informação. O consumidor passa a ficar mais exigente e a escolher produtos não mais por suas características mas pelo valor a ele agregado. As empresas desenvolvem um marketing voltado para o consumidor, se posicionam no mercado com determinados perfis, como empresa inovadora, com produtos confiáveis, atendimento ágil e diversos outros. Neste momento, as empresas buscam diferenciais para atrair e fidelizar o cliente.

E chegamos no Marketing 3.0 com a massificação da tecnologia e com um consumidor informado, questionador e participativo, está disposto a colaborar por um consumo consciente e responsável. O consumidor não quer mais apenas comprar por comprar, quer ver seus valores pessoais presentes nos produtos que consome. Surgem campanhas contra produtos que usam trabalho escravo, infantil ou que prejudicam o meio ambiente. As campanhas de marketing se voltam para transmitir valores, preocupação com causas específicas, bem-estar social e por um mundo melhor. A voz do consumidor ganha força, a opinião de seus pares é relevante para consumir determinado produto.

E o Marketing Digital? Você deve estar se perguntando…

O Marketing Digital é uma segmentação do Marketing, assim como chamamos de marketing esportivo, marketing de relacionamento, e tantas outras formas de segmentar o marketing. É preciso entender que Marketing é Marketing, não há marketing disso ou daquilo. Contraditório? Não, apenas um uso didático (e comercial) para você entender o que é Marketing e usar os conceitos dentro de seu objetivo específico, mas a base do conceito está no Marketing: objetivo, público-alvo, posicionamento de marca e muito mais.

Vamos abordar essas questões no curso de Marketing Digital voltado para esse consumidor que está online e que leva o mundo no bolso e com um clique compra na loja ao lado de casa e com outro navega por museus italianos e lê jornais alemães. O seu consumidor é esse?

Ou o seu consumidor usa o Google para fazer perguntas (seja educado) mas compra na loja mais próxima de casa. Vê a opinião dos amigos no Facebook sobre a nova loja online de sapatos, e vai ao shopping comprar.

Marketing Digital é entender quem é o seu consumidor na web, por onde ele navega, como atrair esse consumidor para seu site, como se comunicar com ele na web e como vender para ele e manter esse consumidor fiel.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário