Ficha Catalográfica

A ficha catalográfica contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou documento no acervo de uma biblioteca. É item obrigatório nos trabalhos acadêmicos, recomendada pela ABNT e feita com Base no Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2).

Conheci a Elaine Diamantino Oliveira em 2010 quando precisei que fizesse a ficha catalográfica para o meu TCC da pós-graduação na UFMG, na ocasião não dei importância para a ficha catalográfica, estava apenas seguindo o procedimento da UFMG para entregar meu trabalho na Biblioteca da Universidade.

Agora, retornei meu contato com a Elaine para pedir que fizesse a ficha catalográfica dos e-books dos livros “Colar de Ossos e outras histórias” e “Contos Eróticos para ler a 2″ do Paulo Érico Canarim.

Elaine me explicou o importância da ficha catalográfica: “A grande importância da publicação possuir a ficha catalográfica é para que o material em questão seja recuperado, seja em sistemas de informações e/ou no acervo das bibliotecas/livrarias.
Ela dá suporte ao processo de catalagoção ao conter as informações bibliográficas(padronizadas pelo AACR2 - código de catalogação internacional) necessárias para identificar, localizar e disseminar um documento. Além disso, a ficha é item obrigatório na Lei do Livros.”

ficha catalográfica

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário