Novos Desafios

Defini para mim um novo desafio. Aprender e entender o máximo sobre o mercado editorial, e isso por 2 motivos. O primeiro que quero trabalhar nessa área, seja conseguindo um emprego numa editora – estou batalhando por isso, quem souber de oportunidade me avisa! O segundo por que o meu irmão que tem 2 livros publicados me pediu que eu assuma a realização de seus projetos, quer se preocupar apenas em escrever o livro.

O primeiro livro de meu irmão, que aliás, se chama Paulo Érico Canarim é “Colar de Ossos e outras histórias”. Uma coletânea de contos que escreveu durante anos ao mesmo tempo que desenvolve um romance que ainda é um projeto futuro. Este livro lançado em novembro de 2010 foi editado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores e vendido numa noite de lançamento que organizamos numa livraria em Belo Horizonte que reuniu muitos amigos e familiares.  Neste livro colaborei lendo cada conto e comentando cada um. Foi um novo exercício de ler um texto não apenas por diversão mas tendo um cuidado mais crítico sobre o material.  Faremos, em breve, um novo lançamento deste livro, possivelmente na versão e-book.

O segundo livro do Paulo foi lançado em setembro passado: “Contos Eróticos para ler a 2“, uma coletânea de contos eróticos escritos para o site História Erótica pelo personagem criado por ele, o Sr. Abade. No livro, além de textos inéditos, conta ainda com 2 textos inéditos da personagem Madame Red e ilustrações da artista plástica Heliana Rucco. Com este livro tive uma participação mais ampla, sendo eu a fazer o contato com a editora, com a revisora, organizando o material, definindo o índice e a posição das ilustrações no livro. Neste livro, por sua característica erótica, a preocupação maior era fazer um livro bonito sem ser vulgar.

Paulo está atualmente trabalhando em 2 novos projetos. O romance que é baseado no conto Colar de Ossos e num novo livro erótico. São projetos ainda sem previsão de lançamento. Como a grande maioria de escritores, Paulo tem outras atividades profissionais o que inviabiliza a dedicação exclusiva aos textos.

Da minha parte, além da “repaginação” no blog, também comecei neste mês a pesquisar e estudar sobre o mercado editorial. O interessante é que já tinha esse gosto ao notar que tenho livros, lidos, sobre o mercado editorial ou sobre o processo de escrever. Dois livros que gosto muito e indico são:  Para ler como um escritor de Francine Prose e o Ofício de Escrever de Ramon Nieto. Mas, um livro de crônicas que é um verdadeira aula prática sobre escrita é “As cem melhores crônicas brasileiras”, organização de Joaquim Ferreira dos Santos que no texto de Introdução dá uma aula inicial que fará você não parar de ler.

E a ideia desse processo de aprendizagem é contar aqui no blog tudo o que aprender sobre o mercado editorial. Espero que além de gratificante resulto em novos livros no mercado.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário