Para entender o Creative Commons

No meio desse furacão que foi a Web nos últimos dias com apagões digitais e sites retirados do ar pelo FBI,  é interessante, entender a Licença Creative Commons, uma ferramenta poderosa para o compartilhamento de informações na web respeitando o direito autoral.

A licença Creative Commons é um projeto que propõem um modelo de gestão de direitos autorais que concedem ao autor maior autonomia e está presente em mais de 40 países. No Brasil o projeto de Creative Commons é coordenado pelo Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Foi criada respeitando a legislação atual, apenas possibilita maior agilidade na permissão de uso.

Com a licença CC os autores e criadores de conteúdo podem permitir o uso de seus trabalhos por parte da sociedade sem intermediários, de forma rápida, independente e principalmente, pontualmente, ou seja, definir a obra que será licenciada por CC. E isto se torna essencial com o aumento de produção de conteúdo em função do acesso à web, seja em texto, vídeos, imagens, áudios, essas obras podem agora circular pela web respeitando o desejo de seu criador.

Mas, isso não significa, que todo o material disponível na web possa ser copiado, observe sempre se a página que acessa tem o a marca CC. E siga as recomendações. Há diversas forma de licença CC, como a licença completa que permite por exemplo a remixagem, a criação de novo conteúdo a partir do conteúdo original. Agora se não há nenhuma indicação de CC, a obra não deve ser copiada, esta obra está sob licença de direito autoral e sua cópia sem autorização expressa do autor é uma infração à lei e você pode ser penalizado por isso.

Desde Novembro de 2011 o site Nautilos, está sob Licença Creative Commons (CC). Usamos a licença Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil. Isso significa que em estamos dispostos a compartilhar nossa produção em todo território brasileiro, desde que nos seja dado o devido crédito, com link para a página do conteúdo, não pode ter aproveitamento comercial e desde que o material também seja compartilhado sob licença CC.

Bom, na prática o uso do CC funciona assim. Você acessa este site, se interessa por algum texto,por exemplo o texto“Informação, motor de desenvolvimento” e quer compartilhar no seu site. Você não precisa me pedi permissão, mas deve colocar meu crédito e um link para esta página e disponibilizar o mesmo conteúdo na licença CC. Outro exemplo de uso foi feito ainda na página que disponibilizamos um texto de Gilberto Gil, que escreveu quando ainda era Ministro da Cultura, publicado em licença Creative Commons. Leia Gilberto Gil e a Cultura Livre. Ou ainda a ilustração elaborada por Karlisson Bezerra criador do personagem “Nerdson Não Vai à Escola“, veja aqui.

Quando visitar um site e pensar copiar um texto, imagem, infográfico verifique se tem a licença CC e não esqueça de dar crédito e link para o site original da postagem, afinal, respeito é bom e todos gostam.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário