Leitura: desafio para uns e ilusão para outros

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Motivada pela Campanha Desafio 50 livros em 2009 (saiba mais no blog da Nélida Capela, Lector in Fabula fui pesquisar sobre o hábito de leitura no país. Sabemos que ler 50 livros em 1 ano mais que um desafio para poucos(eu não consigo), é uma total ilusão para a maioria dos brasileiros.

Conversei com, Jaime Leibovitch, coordenador pedagógico da ONG Leia Brasil, que faz um interessante trabalho de incentivo à leitura. O objetivo da ONG é combater o analfabetismo funcional através da leitura. Jaime me contou que apesar de algumas pesquisas apresentarem resultados de aumento da leitura no país ainda estamos muito longe do ideal. E o analfabetismo funcional aumentou muito e em função do aprendizado apenas operacional da leitura. Saber ler é uma coisa, saber interpretar o que está lendo é outra.

Jaime me indicou uma pesquisa realizada no ano passado pelo Ibope e encomendada pelo Instituto Pró-Livro. A pesquisa revela que o índice médio de leitura aumentou entre os brasileiros com mais de 15 anos e com pelo menos 3 anos de escolaridade. O Brasil contava com 26 milhões de leitores e hoje com 66 milhões. Mais este número ainda é muito baixo, segundo a mesma pesquisa a média de leitura entre a população é de 4,7 livros por ano. Em alguns países desenvolvidos esse índice chega 12 livros por ano.

O desafio do Brasil ainda é incluir no mundo dos livros 45% da população brasileira. Há pessoas trabalhando para isso como a ong Leia Brasil, o Instituto Pró- livro e outros com certeza.

Para quem abraçou a idéia de 50 livros em 1 ano, parabéns! É assim que vamos mudar essa realidade, e consolidar a leitura como forma de aperfeiçoamento, fonte de relacionamento e uma diversão como disse Rubem Alves: “…Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar…”

Texto publicado originalmente no Blog Tecnologia e Mobilização Social em 20 de fevereiro de 2009.

outros textos nessa categoria para você:

Assine a minha newsletter

Leia outros

Home Office, sua empresa está preparada?

Uma das dificuldades nas empresas que se veem diante da transformação digital é o modelo engessado de operação e o Home office pode ser uma

Por que você viaja?

Carnaval explodindo por todo o país e malas prontas para curtir uma viagem, seja para pular o carnaval, seja para descansar. E o perfil perrengue chique está aí

Vamos conversar sobre Marketing Digital

WhatsApp