Hoax, boato na web

Todo dia tem um boato novo espalhados pelas redes sociais! E você precisa entender que hoax é criado por pessoas de má fé com objetivo de confundir pessoas, criar controvérsias e muita confusão.  O objetivo dessas mensagens é alarmar as pessoas e criar pânico, e normalmente, quem cria a mensagem a vincula a um novo que possa gerar credibilidade como grandes empresas IBM, Microsoft, Facebook, veículos de comunicação como O Globo ou a nome de profissionais como médicos, artistas e jornalistas. As mensagens também não são datadas para que você ache que é uma mensagem recente.

Então, fique ligado para não acreditar em tudo que vê pela frente. Reflita sobre a informação que recebe antes de sair compartilhando.

Use o site e-farsas para verificar alguns boatos já tradicionais na web ou faça uma pesquisa no Google. Tente descobrir onde começou o compartilhamento, a data inicial para ver se não é algo de anos passados, se o autor da pérola é mesmo o autor da pérola.

 


Patricia Canarim, jornalista e consultora de Marketing Digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG e Certificação Google: Qualificação Individual em Publicidade de Pesquisa, Publicidade Gráfica. Coordenadora de Conteúdo do Nautilos Marketing Digital.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário